Lances

O lance é como uma promessa de pagamento antecipado. Quanto maior o lance, maior a possibilidade de receber a sua carta de crédito naquele mês. Assista ao vídeo e saiba mais!

Lances são a alternativa indicada para quem tem recursos próprios e quer tentar garantir a contemplação de forma mais rápida. Assim como em um leilão, por exemplo, quanto maior o lance que você der, maior a possibilidade de receber a sua carta de crédito naquele mês. Existem três modalidades de lances: quitação, livre e fixo.

Lance de Quitação: equivale ao valor total do saldo devedor da cota/consorciado

Lance Livre: os consorciados têm a liberdade de ofertar o valor que desejarem (incluindo o valor de quitação) – convertido em parcelas – e respeitando o valor do lance mínimo. Vence a cota que tiver o maior número de parcelas ofertadas e, em caso de empate, ocorre o sorteio entre as cotas.

Lance fixo: são definidos pelo Consórcio Nacional Bancorbrás, um percentual do valor da carta de crédito como regra para participação. Por exemplo: se o lance do consórcio é de 50% do valor total do plano, apenas aqueles que ofertarem esse percentual vão concorrer a essa modalidade de lance.

Caso exista empate, os consorciados participam de um novo sorteio entre eles. Após as apurações é feita a divulgação das cotas contempladas e a relação da posição de cada cota ofertante, para uma possível convocação, em caso de desistência ou não pagamento do lance contemplado anteriormente.

Nas modalidades de lance livre e fixo é possível oferecer lance abatendo o valor da carta de crédito, ou seja, sem ter que desembolsar nada. Esse é o chamado “lance embutido”.

No caso de consórcio de bens imóveis, há também a possibilidade de utilizar recursos do FGTS* para a oferta de lances.

*Conforme o Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.